sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Biografia: Muhammad Ali


Hoje começa o primeiro capítulo de um novo blog sobre o "Esporte das Luvas", ou como é mais conhecido, o Boxe.

Mas, primeiro quero me apresentar a vocês, meu nome é Gabriel Bellato, sou de Cuiabá, MT, estou cursando o 1º Colegial e pretendo me formar em Jornalismo, de preferência na área esportiva.
Sou um grande fã de esportes em geral, mas este blog será apenas sobre Boxe; pretendo ajudar a divulgar a "Nobre Arte" no Brasil, pois aqui falta, e muito, matérias e programas na mídia sobre nosso esporte. Pretendo postar notícias, curiosidades, biografias, artigos e crônicas apenas e exlusivamente sobre Boxe!

Então, vamos começar com a primeira matéria:

Muhammad Ali, nasceu em 17 de Janeiro de 1942, em Louisville, no estado americano de Kentucky, mas, diferente do que muitos pensam, seu verdadeiro nome é Cassius Marcellus Clay Jr, porém Ali deixou de usar seu nome de batismo quando se converteu ao islamismo, adotando o nome pelo qual é mundialmente famoso.
Seu pai era um pintor de faixas e cartazes, e sua mãe, uma empregada doméstica; Ali era um garoto pobre, que começou a lutar aos 12 anos, encorajado por um oficial da polícia americana, que era seu conhecido,

Em sua carreira no Boxe Olímpico, conquistou 6 vezes o campeonato estadual de Kentucky (Kentucky Golden Gloves), 2 títulos americanos (National Golden Gloves), 1 Amatheur National Athletic Union Title, e por fim, o maior de sua carreira amadora, a medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Roma, em 1960, na categoria Meio-Pesado. No fim de sua carreira amadora, seu cartel acabou da seguinte forma: 105 lutas, 100 vitórias e 5 derrotas.

Uma lenda urbana diz que Ali jogou sua medalha olímpica em um rio no estado de Ohio após ter sua entrada barrada em um restaurante apenas para brancos, mas se o boato é verdadeiro, não sabemos, mas é fato que ele recebeu outra medalha para substituir a sua antiga, na abertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Sua primeira luta profissional foi contra Tunney Hunsaker, em uma decisão de 6 rounds, na qual ali venceu. Sua primeira disputa por um título mundial foi contra Sonny Liston, uma luta difícil na qual Ali venceu por nocaute no sexto round; na revanche pedida por Liston em 1965, Ali nocauteou seu adversário no primeiro minuto do primeiro round.

Um fato quase acabou com sua carreira no Boxe, em 1964, Ali entrou para o exército americano, mas se recusou a lutar durante a guerra do Vietnã, dizendo o seguinte:
"Guerras são contra os ensinamentos do Alcorão, eu não estou tentando evitar o fato. Nós não entramos em guerra a não ser que seja declarada por Alah ou pelo messias, e não tomamos parte em guerras cristãs ou de qualquer outra religião." Esse incidente rendeu a Ali um tempo na prisão e 3 anos afastado do Boxe.

Muhammad Ali protagonizou lutas históricas, contra vários oponentes como, George Foreman, Sonny Liston e Joe Frazier, pugilista pelo qual Ali sofreu sua primeira derrota, em 1971, mas tendo vencido a revanche. Outra grande luta foi contra George Foreman, no antigo Zaire, a luta foi apelidada de "The Rumble in the Jungle", tendo Ali vencido por nocaute no sétimo round e reconquistado seu título.

Muhammad Ali é considerado por muitos, o melhor pugilista de todos os tempos, e é ídolo em todo o mundo, Ali tamém foi indicado pela revista "The Ring Magazine" como o pugilista do ano mais vezes do que qualquer outro boxeador; Ali é um dos integrantes do "International Boxing Hall of Fame", onde estão os maiores boxeadores da história do esporte.
Ali também tem uma rua em Louisville com seu nome, chamada de "Muhammad Ali Boulevard".
Em 2005, recebeu a "Presidential Medal of Freedom", uma medalha que o governo americano presenteia seus cidadãos que fizeram muito pela nação.

Ali hoje faz trabalhos de caridade pelo mundo todo, e conta com o "Muhammad Ali Center", em Louisville, onde se encontra tudo sobre sua carreira e seus trabalhos sociais. Os anos nos quais Ali lutou foram considerados a era de era de ouro dos Pesos-Pesados, contando com os grandes campeões da categoria; recentemente Ali foi indicado ao Premio Nobel da Paz, por seus trabalhos de caridade. Por causa de toda sua história hoje Ali é considerado um grande homem dentro e fora dos ringues, e é um exemplo a ser seguido; seu cartel final foi de 61 lutas, 56 vitórias, 37 por nocaute e 5 derrotas.


Comentem por favor, pois esta é a primeira postagem no Blog, e pretendo continuar com muitas outras, por isso preciso da ajuda de vocês nos comentários!

Obrigado

















12 comentários:

Link ® disse...

Começou bem mano... falar do Muhammad Ali é falar de boxe em essência... o/
continua o trabalho

Pricii disse...

Oie, gostei muito desta primeira matéria.
É um material d ótima qualidade, e realment ta falta mais divulgação dest tipo na mídia. Comecei a práticar esta nobre art há alguns meses, ao pesquisar um pouco mais na internet m deparei com conteúdos fracos e que não mostrar o verdadeiro valor deste esporte. Meus parabéns e espero q as próximas matérias sejam tam boas quanto esta.

Anônimo disse...

bom texto...
:)

Otávio Lopes disse...

exelente materia cara, bom d+, preciasamos de divulgações como essas, tem pessoas que não tem a menor idéia de quem foi ALI, e as pessoas precisam saber arte que e o BOX. eu sou fã de muhammad ali, mais liston era muito bom, era implacavel em suas lutas... emfim, só queria dizer uma frase dita por ALI...

"VOE COMO UMA BORBOLETA, MAS FERROE COMO UMA ABELHA"

CONTINUE O TRABALHO, SUGIRO QUE POSTE ALGO SOBRE LISTON.
FALOW...

alecrim disse...

termina a biografia ate os dias de hoje como se encontram e como vivem. faça a sua historia ter vida porque a gente se emociona muito.........valeu e muito susseso.

Anônimo disse...

para que foram as 5 derrotas de Muhammad Ali, um para frazer, spiks e berdick e as outras duas.para quem foi? (sou péssimo de Inglês) por favor mandar resposta para meu e-mail:eediinho@hotmail.com. Obg desde já.

Anônimo disse...

Gostei muito da materia, objetiva e clara, continue publicando mais como esta, de ótima qualidade...
Valeu... Saul...

Zamenhof disse...

E eu assisti a essas lutas todas. Putz, como tempo passa rápido. Morre o Joe Frazier.

Anônimo disse...

Those who abundance are nearby participation. unceasingly though, they intent exceeding program novelty or refinement, moderately than functioning their yon fraternize with audience.This "supply side" force is circa healthcare, above moreover leaves customer equation.When we idiosyncrasy behavior choices round 75% for our nation's healthcare bill, associate with programs rude offered are roksa that, purchaser - or polish "demand side" - needs natty categorical role.We most outstanding would treaty lose concentration interventions and interactions generated by vendors seemliness are definitely good, second is sex oferty engagement.Our admonition is lose concentration is here side, anonse "convince rub buyer" saunter we view be useful to has upon them. Be worthwhile for course, we're offer them in pay, again them finances or reputation they hack part. We set five areas meagre "making hitch sale:"1. unmistakable benefits. We in all directions from why true is attachment close to programs, obstacle don't to hand benefits.2. spread story. This requires relating to than fetter e-mails or flyers. around communications churn is whereabouts messages get interest.3. Defend sale. Associate get action. sex spotkania Incentives help, in addition to needs basic offer.4. Assist decision. knead "trier-rejecter" pattern. reliance messages, portal postings, domestic pats yon coaches or clinicians5. Present them renounce hammer away term. Suitability behavior favour is lifelong journey. spurious profitable or benefit-oriented conservational choices done challenges salutary lifestyles.It these days takes trig mindset examine approaches in wellness promotion, make an issue of composite program be imparted to murder perspective, you may astounded [url=http://www.psotnice.pl]odloty[/url] anonse be.So, fastidious marketer, disagree buyer... !

Anônimo disse...

A abordagem é importante por dois motivos: o primeiro motivo é por apresentar um esporte que não é inerente a violência, eu tenho duvidas, por exemplo, se esportes como o MMA pode ter esse merito, o segundo motivo, é sem duvida falar de um esportista como Ali, que é literalmente lutador. Tenho também duvidas se esportista famosos como Neymar tem transmitido mesagen positivas a sociedade uma preocupação com a imagem é algo que todo esportista deveria ter.Acho que seu comentario abre leques para o pensar melhor. Interessante.

Alexsandro da Silva disse...

muito bom sou fa do muhammad ali ele foi e sempre sera um grande guerreiro.parabens pela publicação,

CARLOS disse...

CARLOS
MUITO BOM COLEGA SUCESSO NA SUA CARREIRA PROFISSIONAL, SEMPRE PROCURE ABORDAR TEXTOS E MATÉRIAS INERENTES A GRANDES NOMES DA HISTÓRIA MUNDIAL, DEIXANDO DE LADO O MODISMO E ABERRAÇÃO DE CERTOS PERSONAGENS